• facebook-monitorias
  • instagram-monitorias
  • linkedin-monitorias

Principais cidades

© 2018 Monitorias Serviços Digitais Ltda.

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Habilidades de estudos: organização

12 Jul 2017

 

A capacidade de organização não é algo natural do ser humano; ela é uma habilidade que deve ser aprendida e que pode ajudar seu filho a ter maior sucesso em sua vida escolar, profissional e pessoal. Uma pessoa bem organizada sempre cumpre melhor seus prazos e tarefas e, como consequência, tem maiores chances de sucesso em sua carreira profissional.

 

Se o seu filho é inteligente, mas de certo modo você percebe que ele também é um pouco disperso, esquecendo de fazer lições de casa ou outras atividades, isso pode impactar seriamente as suas notas. Não ser capaz de priorizar e organizar atividades significa que ele não deixa tempo suficiente para estudar ou fazer suas tarefas escolares. Quando isso acontece, as notas baixas e uma sensação de sobrecarga podem prejudicar à confiança e autoestima do estudante.

 

O problema é: com salas de aula cada vez mais cheias e currículos escolares bem delimitados, a maioria dos professores dificilmente tem tempo suficiente para ensinar um pouco sobre a habilidade para estudar organizadamente. Se esta habilidade dificilmente é ensinada nas escolas, ela acaba ficando sob responsabilidade dos pais, que também tem cada vez menos tempo para se relacionar com as atividades escolares dos filhos.

 

Roteiro para o sucesso

 

Um dos maiores problemas de organização para as crianças é: elas simplesmente esquecem datas de provas, tarefas e lições de casa. Para resolver isso definitivamente, o primeiro passo a ser dado é utilizar uma agenda e uma pasta de trabalhos onde sejam anotadas e organizadas todas e cada tarefa que precisam ser feitas e as datas das respectivas entregas.

 

Os estudantes devem, primeiro, anotar a tarefa em classe, assim que o professor a solicitar. Após isso, todos os dias ao chegar em casa, o aluno deve marcar a tarefa em seu horário de estudo. Professores particulares podem ajudá-lo a determinar o tempo médio que será gasto com a tarefa e, em seguida, deve-se marcar na agenda o tempo necessário para completá-la.

 

Além disso, os alunos devem conferir suas agendas todas as noites para ver quais livros, tarefas, trabalhos e lições de casa estão organizados para o seu próximo dia de aula.

 

Tarefas prioritárias

 

Um dos maiores obstáculos para a organização é a incapacidade em priorizar. Se o seu filho está ficando para trás na escola, avalie as suas atividades extracurriculares, aquelas que ele faz antes e depois da escola, para ver se elas não estão o sobrecarregando. Se estas atividades estão ocupando o seu tempo de estudo, pode ser a hora de rever as prioridades.

 

Outro ponto importantíssimo é saber dizer não às interações sociais durante o momento de estudo. Isto significa nada de WhatsApp, Facebook, mensagens de texto ou ligações durante os momentos marcados para estudar. Os estudantes não precisam sempre dizer “não” às conversas, mas devem aprender a dizer “agora não”.

 

O ambiente certo

 

Criar uma tranquila, bem iluminada, confortável e organizada área de estudos é necessidade mínima para o sucesso da organização. Para que seu filho aproveite cada minuto do seu tempo de estudo, você deve proporcionar a ele um espaço livre de distrações, irmãos barulhentos e TV. Se a sua casa não tem condições para ter um espaço assim, considere o estudo em uma biblioteca próxima, casa de um amigo ou vizinho, ou mesmo em um tranquilo café.

 

Procure ajuda profissional

 

Professores particulares irão ajudar seu filho a se recuperar em conteúdos de disciplinas diversas, mas eles também podem ensinar habilidades organizacionais, assim ele se tornará um estudante independente, autônomo e bem-sucedido. Quando buscar ajuda destes profissionais, opte sempre por uma empresa que ofereça um plano acadêmico completo. Assim, o estudante será avaliado para ver exatamente quais são suas necessidades escolares, quais lacunas devem ser preenchidas, quais são as suas metas realistas e alcançáveis. Deve-se, então, ser definido um roteiro de como esses objetivos serão alcançados. Isso ajudará seu filho a entender como definir metas de curto e longo prazo.

 

Ensinar a seu filho as habilidades fundamentais necessárias para o sucesso acadêmico é o primeiro passo para uma melhor aprendizagem e para uma vida melhor.

Please reload